sexta-feira, 24 de setembro de 2010

JANICE JAPIASSU "Pastora dos sonhos"

            O Café em Verso e Prosa teve em sua edição de agosto de 2010, a poesia de Janice Japiassu. Com performance e produção da atriz Suzy Lopes, no Empório Café na praia de Tambaú.
           Janice Japiassu nasceu em Monteiro, estado da Paraíba em 23 de agosto de 1939. Residiu em várias cidades do sertão Paraibano e Pernambucano até ir para o Recife em 1960. Cursou Filosofia na UFPE. Tem curso de especialização em Filosofia e mestrado em Educação. Trabalhou durante muitos anos em educação na SUDENE. Escreveu seu primeiro livro de poesias em 1964.
         Suzy Lopes conta que passou uma tarde na casa da poetisa na Ilha do Retiro, no Recife, onde a mesma muito bem humorada contou-lhe como foi que começou a escrever poesias. Ainda no curso de filosofia na UFPE, era aluna de Ariano Suassuna, e foi o mesmo que percebeu sua veia poética. “ele dizia: Janice, por que você não escreve poesia? eu resistia, e ele insistia, -deveria, pois você escreve muito bem-. Aí ele mesmo tratou de me ensinar fora das aulas as regras da escrita poética.” “ depois que eu aprendi, não parei mais”. “Janice é uma pessoa maravilhosa e muito bem humorada, fiquei apaixonada por ela, sua poesia e seus desenhos, pois seus livros são todos cheios de desenhos que ela mesma faz. Foi um dos grandes encontros da minha vida essa tarde com essa linda poetisa” conclui Suzy Lopes.
         Janice escreveu os seguintes livros: Canto Amargo (1970), Sete Caderno de Amor e de Guerra (1970), O Dardo e o Pasto (1970), As Andanças do Divino ( 1974), As Veredas da Alegria (1978), O Reino das Águas (1982), As Quatro Estações da Lua Nova (1985), Com Todas as Letras (1997), Tarô (2000), A Paixão Segundo Madalena (2001), As Quatro estações da Lua Nova, poesia para crianças (2001), Contracantos (2002), O Circo do Astros (2004).
        Suzy conta que sua performance contará também com uma música do compositor pernambucano Cláudio Noah fez com uma poesia de Janice. “Foi o próprio Cláudio que me apresentou a poesia da Janice”
        Suzy Lopes é atriz e aluna do curso de teatro da UFPB, organiza o sarau desde abril de 2005. e está atualmente ensaiando um espetáculo com Grupo de Teatro Piollin com estréia prevista para outubro do ano corrente.
        O sarau recebeu da Câmera de Vereadores da cidade de João Pessoa um voto de aplauso por seus cinco anos.
                                          JANICE JAPIASSU

JANICE JAPIASSU e a atriz SUZY LOPES


JANICE JAPIASSU e o compositor pernambucano CLAUDIO NOAH


O SARAU








Nenhum comentário: