sábado, 25 de setembro de 2010

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS / TeAtRáLiA

                                                                (Arte: Matteo Ciacchi)

  ENSAIOS FOTOGRÁFICOS e TeAtRáLia no ‘Café em verso e prosa’

             Neste final de setembro de 2010, o sarau ‘Café em verso e prosa’ será marcado por um festival de imagens trazidas pelo poeta mato-grossense Manoel de Barros, especialmente no seu livro Ensaios Fotográficos. O sarau acontecerá na próxima segunda-feira, dia 27 de setembro, em razão dos acontecimentos políticos que tomam conta da cidade na última semana de campanha eleitoral.
            Este evento marca a volta do grupo Teatrália, do qual a atriz Suzy Lopes participou na sua fundação, por volta de 1999, junto com Dôra Limeira,Wilma Albuquerque, Sônia Sales e outros. O grupo renova-se com a participação de outros integrantes, porém com a mesma proposta de leituras poéticas em pequenas encenações. Várias gerações se encontram no palco e, uma das inovações do grupo é a atuação de músicos fazendo, ao vivo, as intervenções sonoras.
             Este trabalho nasceu por provocação do fotografo Ricardo Peixoto, a partir de um convite para uma atuação poética em um evento da Agência Ensaio, o projeto Lambe-lambe deste ano. Daí brotou a idéia de retomar o grupo Teatrália, e, inevitavelmente, o pretexto da leitura do livro Ensaios Fotográficos, de Manoel de Barros. “O processo de montagem foi um deleite poético, viramos todos manoelitos. Criei o adjetivo para designar os componentes do grupo, fãs e leitores vorazes de Manoel de Barros”, conta Suzy Lopes.
            O sarau ‘Café em verso e prosa’ acontece nesta segunda-feira, 27 de setembro, às 20h30, no Empório Café, em Tambaú, por trás da Feirinha. A entrada é gratuita. Maiores informações 8801-8533.
            Manoel de Barros nasceu em Cuiabá – MT, em 1916. Atualmente, mora em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Publicou seu primeiro livro em 1937, “Poemas concebidos sem pecado” e até hoje são quase 30 livros de poesia e muitos prêmios, homenagens e o reconhecimento de que se trata de um dos maiores poetas brasileiros. Manoel de Barros está vivo e produzindo muito. Seu livro mais recente saiu este ano de 2010 e é o “Menino do mato”. Manoel de Barros é partidário de uma poesia simples, apaixonante e que fala do homem integrado à natureza, sem esquecer das relações sociais e das angústias deste homem frente às questões como fome, pobreza, exclusão social e outros. O poeta é um homem enigmático, um homem que se desvela pelas palavras, entretanto, mesmo assim, mantém o mistério. Ou seja, como ele mesmo se define: “Me exibo através de ficar sob as cinzas. Sou sempre uma pose falsa tirada no escuro. Me exibo de costas. Eu faço o nada aparecer.” Sua prática de conceder entrevistas por escrito transformou a entrevista num gênero literário tão digno quanto qualquer outro. A editora Leya de São Paulo acaba de lançar sua ‘Poesia completa’ contendo todos os livros de poemas desde 1937, quando lançou os ‘Poemas concebidos sem pecado’, até o ‘Menino do mato’, de 2010, passando por toda a sua obra, inclusive os infantis, que são 4 livros. Dentre eles, para citar alguns, estão: ‘Compêndio para uso dos pássaros’ (1960), ‘Gramática expositiva do chão’ (1966), ‘Arranjos para assobio’ (1980), ‘Concerto a céu aberto para solo de ave’ (1991), ‘Ensaios fotográficos’ (2000), ‘Tratado geral das grandezas do ínfimo’ (2001) e os infantis ‘Exercício de ser criança’ (1999), ‘Poeminha em língua de brincar’ (2007), dentre outros.
               O Teatrália é um laboratório poético: leitura, encantamento, performance, música, enfim. Toda a inquietação trazida pela artes podem e devem desaguar no Teatrália. Por outro lado, o grupo alimenta-se desta inquietação para buscar na arte, o seu equilíbrio. Além disso, vale ressaltar que o grupo experimenta a novidade da intervenção musical, ao vivo.
               Na noite de 27 de setembro, haverá uma exposição do músico/desenhista Matteo Ciacchi, ele mostrará uma parte da sua produção com exposição dos seus desenhos. A arte do cartaz deste evento é autoria de Ciacchi.

QUEM SÃO OS TeAtRáLiA?







Um comentário:

Rafaela Tabosa disse...

Olá! Vi sobre o grupo no blog da Agencia ensaio! Vou seguir voces pra conhecer mais esse trabalho!
Sou fotógrafa, então o que precisar, estarei à disposição!!

Abraços!