sábado, 17 de outubro de 2009

MÈNAGE A TROIS

.........................................................arte: Sandoval Fagundes
.
a próxima edição do sarau, recebeu esse nome justamente por homenagear e misturar três poetas, Renálide Carvalho, George Ardilles e Ikaro Maxx, os quais estão na nova geração de poetas da Paraíba.
.

RENÁLIDE CARVALHO

................................................................arte: Sandoval Fagundes
.
Renálide nasceu em Jacaraú, Paraíba. É estudante de letras na UFPB. Desenvolve pesquisa na área de literatura infantil e cultura popular. Publicou poemas no Correio das Artes e tem um blog na internet http://www.letricidade.blogspot.com/
Em setembro de 2008 foi a Salvador, conheceu o palhaço Amoroso e passou a se apresentar com ele nos sinais da cidade, faz teatro no Teatro Xisto Bahia, com a diretora Antonia Adorno, e à noite recitava e vendia os livros nos bares, um em especial, o Beco de Rosália, “ a vivência com a poesia todos os dias alargou meus horizontes e eu pude conviver com o leitor face a face, ouvir as impressões que tinham da minha poesia, experiência enriquecedora .”

GEORGE ARDILLES

................................................................arte: Sandoval Fagundes
.
George nasceu em Bom Jesus da Lapa – Bahia. É aluno Ciências Sociais na Universidade Federal da Paraíba. Seu primeiro livro “Poemas de meio-fio” é uma produção independente. “N poesia, eu descobri que posso travestir palavras, provocar sensações. Pois o universo de mundo está na poesia, ou nas caixas que os homens querem caber.” Sua poesia também está online :
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/georgeardilles

IKARO MAXX

..............................................................arte: Sandoval Fagundes
.
Ikaro nasceu em João Pessoa. Aos 14 anos começou escrever poesias. Participava de uma banda punk de garotos problemáticos chamada SUJEITOS. Tocou em vários outros projetos enquanto escrevia seu primeiro livro-sacola (Diário Infame de um Promissor Bêbado Preguiçoso & Aborrecido) durante vivências nos bares de João Pessoa, Campina Grande & Recife. Ao ingressar na Universidade no curso de Psicologia em 2003 detectou um doença que lhe revelou um dom de criação permanente. Decidiu cultivá-la explorando as ampliações da percepção provocada pela mesma a ter de tratá-la. Iniciou seu trabalho performático com grupo de teatro Vândalo, propondo um nomadismo esquizo, queimou sua cédula de identidade numa performance espontânea no Fenart 2004 como protesto pela repressão dos nomes & controles sobre os indivíduos. Largou o curso , a carreira como músico e passou a viajar pelo Brasil com os amigos propondo saques e situações poético-terroristas. José Nêumanne Pinto o chamou de “Augusto dos Anjos pós-moderno", Ademir Assunção disse que Ikaro é "uma mistura de Neal Cassidy com Arthur Rimbaud". Em 2006 teve três poemas publicados numa coletânea do portal Literatura Clandestina (Poemas Dispersos). Publicou Um Cristo Cuspido no Espelho do Século em 2007 via edital público (Coelção Novos Escritos), participou de uma nova antologia (Poemas de Mil Compassos) do portal Literatura Clandestina em 2009.
Seu blog: http://www.dionisioempedacos.blogspot.com/

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

E TOME MARIANO!!!

A homenagem ao poeta paraibano Antônio Mariano com Suzy Lopes. A atriz partiu do último livro do poeta "Guarda-chuvas Esquecidos" e fez sua performance rica de graça, talento e poesia, não só o dela, mas também do poeta homenageado que escreve de forma impar. Suzy entrou de forma emocionante cantando uma música de Dorival Cayme, fazendo uma pequena mudança, na música o poeta baiano fala Morena, e Suzy falou Mariano...e assim ela entrou no Empório com seu guarda-chuvas cheio de poesias e fitas..."Para te agradar ai Mariano eu trouxe poesia do mar..." Depois convidou o jornalista Astier Basilio para ler um texto em homenagem ao poeta da noite, e quem não poedria deixar de recitar era o próprio homenageado, que recitou e recitou bem! E como sempre Suzy comandou a noite muito bem. Muita gente interessante presente e todos recitaram de forma livre e natural.
AGRADECIMENTOS:
Antônio Mariano, Cyntia Dandara pelas fotos, filmagens e divulgação carinhosa, André Ricardo, Linaldo Guedes, Astier Basilio, Aos jornais locais, Lau Siqueira pelo release. Especialmente ao Empório Café e a Sony Produções. E a queridíssima Suzy Lopes que nos reserva todo seu carinho e talento!

E TOME MARIANO! Fotos: Ângela e Elex




segunda-feira, 14 de setembro de 2009

E TOME MARIANO!!!!


Nesta terça-feira, Suzy Lopes nos traz Antônio Mariano.
Poeta aparaibano!
Sua performance partirá do livro do poeta "Guarda-chuvas Esquecidos"
E depois dela, o poeta homenageado que é também é performatico e tem uma tendência a interpretação, também fará uma performance para os presentes, e depois o microfone estará aberto aos todos.
Não percam!
Essa noite também promete!

domingo, 13 de setembro de 2009

Poesia nossa de Lau siqueira

Sábado, 15 de Agosto de 2009

Sarau das ilhas inventivas


Enfim, Suzy Lopes, não sou exatamente eu.
Sou outro no qual me reconheço e me perco.
Avesso do meu avesso imundo.
Escrevo poemas com a árdua missão de dizer porra nenhuma.
Porque o que está dito é o ato repartido...E porque a poesia é o exercício das lonjuras.
Signo dum experimento que cruza o tempo no sarau das ilhas amigas, na canção das emoções inventivas. Como o vento... Com sua identidade secreta e sua invisibilidade tão imensa quanto essas sensações que provoca na pele dos que não se movem na sua direção e dos que buscam o seu nascedouro.
Do universo que se reparte...Transgredimos a volubilidade do instante, com a infinitude do gesto, da palavra, da vida e da arte...

(texto em homenagem à minha querida amiga, atriz paraibana Suzy Lopes)

Lau Siqueira

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

"Frágil, contém poesia. Frágil, contem!"

a subiu no balcão e gritou eu sou Lau Siqueira, todo mmundo deve ter pensado que a atriz Suzy Lopes, que não é o ser mais normal deste mundo tinha enlouquecido de vez! Tinha enlouquecido nada, ela sim enlouqueceria os presentes com a poesia do também presente Lau Siqueira. A noite toda se apaixonou por Lau e sua poesia humana, simples, próxima do nosso coração, e quase que o Empório Café explode de tanta energia que alí se concentrou por tanto tempo. as fotos são imagens que tentam nos dar noção do que foi, embora temos certeza que na memória da cada pessoa que alí estava tem uma fotografia diferente e todas são encantadas...

OBRIGADA MESMO AOS QUE CONTÉM POESIA: Lau Siqueira pela parceria poetica, Sandoval Fagundes pela força e viagens, Cyntia Dandara pela divulgação, ao empório Café por isso tudo e parabéns por seus dez anos!


 ......................................................Lau Siqueira e Suzy Lopes



................................Dudha Moreira, Thalyta Lima, Suzy Lopes e Marcos Pinto

................................................Thardelly Lima
................................................ Antônio Mariano e Suzy Lopes
................................................. Linaldo Guedes e Suzy Lopes
..............................................Chico Cesar e Suzy Lopes
..................................................... Érika Maria
........................................................... Dudha Moreira
......................................................... Lau Siqueira







segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Lau Siqueira







Lau Siqueira


FRÁGIL, CONTÉM POESIA. FRÁGIL, CONTEM!

Poesia, teatro e artes plásticas no Empório Café

A atriz Suzy Lopes, o poeta Lau Siqueira e o artista plástico Sandoval Fagundes neste dia 11, a partir das 20 horas, estarão no Empório Café. Num sarau reunindo artes plásticas, poesia e teatro. É assim que acontece o Café em Verso & Prosa, toda segunda terça-feira de cada mês. O projeto é coordenado pela atriz Suzy Lopes que a cada evento homenageia um escritor. Neste mês de agosto a homenagem se dará à Lau Siqueira, com uma performance ancorada no seu último livro, Texto Sentido. Os poemas serão interpretados por Suzy Lopes enquanto o artista Plástico Sandoval Fagundes apresentará simultaneamente uma outra performance denominada de “Alma Plana”. Na prática, durante o evento, o artista utilizará um local específico do bar como atelier para pintar sobre silhuetas de mulheres completamente nuas. Após a apresentação, o espaço estará aberto para a participação dos artistas presentes e das pessoas que desejem partilhar poesia.
O Café em Verso e Prosa acontece desde 2005 e já faz parte do calendário cultural da cidade que se define para além da performance apresentada, com o espaço aberto para a leitura ou cantoria de poemas por poetas e admiradores da palavra enquanto instrumento da arte.
O evento já rendeu homenagem há diversos escritores. Tais como Castro Alves, Claudio noah, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Tavinho Teixeira, Cazuza, Viviane Mosé, Fernando Pessoa e outros. A próxima edição será em homenagem ao poeta paraibano Antônio Mariano.
O Empório Café fica localizado em Tambaú, na Rua Coração de Jesus, número 210, por trás da tradicional Feira de Artesanato.
Fone: 3247-0110.

APÓIO: SONY PRODUÇÕES 8836-7119

terça-feira, 4 de agosto de 2009

SHIKO

Shiko é artísta plástico genuínamente paraibano e mundial. Sua arte é viva, pula da parede, tela ou papel. rica em detalhes e sugestões...Sem sombra de dúvida é o melhor desenhista de nossa cidade, e suas telas enfeitaram a noite do último sarau de julho.
Sim, mas vamos deixar de rasgar a seda de Shiko e mostrar as suas telas que a gente ganha muito mais!
E nós sabemos que você irão querer mais, então é só visitar:

http://www.flickr.com/photos/derbyblue/








SANDOVAL FAGUNDES

Sandoval Fagundes
Artista plástico multimídia, também: poeta, designer gráfico, ator, videomaker, músico, compositor, inventor de instrumentos musicais e integra o grupo experimental Sanmetak Trio; No início da década de 70 estudou pintura, escultura, comunicação visual, história da arte e xilogravura com artistas hoje consagrados como João Câmara, Roberto Lúcio, Montez Magno, e outros professores da Coex/Universidade Federal da Paraíba; desde então realizou exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior, em 1993/1994 foi artista participante e diretor de arte do catálogo da mostra “Xilogravura: do Cordel à Galeria” promovida pela Fundação Espaço Cultural - Funesc, e Museu de Arte Moderna de São Paulo – MASP. Participou como membro de comissões julgadoras: Fundo Municipal de Cultura 1998, João Pessoa-PB; Festival JampaVídeo2008- SESC-PB; Suas obras integram coleções particulares institucionais a exemplo do Acervo da Pinacoteca da UFPB. E foi nosso homenageado do mês de julho com muito orgulho!
Suas poesias estão em seu blog:



Futuro inventado
todo futuro previsto
eu vou logo revestindo de sucesso
e confeito em camadas de açúcarde
pois envolvo de facilidades
embrulho em folhas de fortuna
para no final de tudo isso
guardá-lo no armário frio
junto ao mofo das ilusões
Sandoval Fagundes
28 de julho de 2009
.
risco de vida
querocorrer a vida
e ha sempre um risco
no ato de morrer de amor
quando se quer a liberdade
se somos apenas o traço
da linha que optamos
do ser apenas só
quando nada
somos
e se
é
para
ser só
sem tere sem ser
propriedade
e nem querer
nada de ninguém
quase nunca prometer
talvez nem a pele da alma
vou correr o risco de voltar para casa
e quantas vezes povoar o templo de absurdos
com portas abertas ao nada e o mundo ao meu dispor
Sandoval Fagundes
19 de julho de 2009
.
Sono lento
conforme a dor
ela dorme ali
com o vento
ainda sopra o alento
com fome e dor
ela sonha ali
com um sentimento
findo dobra o intento
Sandoval Fagundes
10 de abril de 1997
.
dói fazer-te sol
se todo guapo
tão cheio de amanhãs
qual poesia te concebe?
refaça-o amanhã
infante acordar tardio
céu azul pintado
existe poesia tão leve?
mi
diga-me quem chora
se há Remédio na lua
grite que não minguará
se a poesia te bebe?
sol
o sol de lá será talvez
quando a nova lua te esconde
se toda cheia e tão clara de nua
a poesia te descreve?
de onde a luz seja fase do tempo
e seu ponto doce a parte vista
receita-me lua o que aprendes com do sol
a poesia te recebe?
si
saber-se luz de estado imperativo
dependente e pequeno satélite
seu brilho branco não permite o talveza poesia te verve?
Sandoval Fagundes
30 de março de 1997
.
Olhos de mar
visão de mar
cor esverdeada
amor sempre, sol
poesia, jade
missão do amor
dor ensolarada
ouro quente, sal
maresia invade
Sandoval Fagundes
22 de setembro de 2008
.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

"LINHAS AFETIVAS DA PELE"


Sempre que a Suzy dá um tempo no sarau e volta, ela volta com sede dessa poesia de café, e não foi diferente no último sarau "LINHAS AFETIVAS DA PELE" que poderia ser da palavra, da poesia, da Paraíba ou do Brasil já que tinha gente de vários cantos diferentes desse país tão poetico. Os convidados também não foram pouca coisa não, o artísta plástico e poeta Sandoval Fagundes e o artísta plástico e desenhista Shiko.
Sandoval está preparando um livro para o próximo ano que é com poesias, pintura feita no corpo de mulheres e fotos. E mostrou um pouco para as pessoas, pintando a Suzy e a Thalyta.
Shiko levou telas maravilhosas que dá vontade de tê-las penduradas na sala de nossas casas.
De última hora, a Suzy convidou Thalyta Lima para fazer a performance com ela e elas têm uma graça que combina muito com toda aquela poesia.
Como sempre foi uma noite engraçada e poetica, com muita gente bonita cuspindo e comendo poesia.
O próximo sarau será dia 11 de agosto com o poeta já paraíbano Lau Siqueira.
Também terá uma exposição performance de Sandoval Fagundes.
.
AGRADECIMENTOS:
Sandoval Fagundes pelas poesias, presença e pinturas em Suzy e Thalyta, Shiko pelas telas da exposição, Thalyta Lima pela presença maravilhosa, Cyntia Dandara pela internet emprestada a Suzy, Sony Produções pelo apóio técnico em todos esses anos de sarau, Emilton amigo ótimo, Astier Basilio, Ana Felipe, Breno Barros, Maria, Nykaelle Barros, Paulo Vieira, Joca das Condonhas, Sullamino e todas essas pessoas diferentes e iguais que sempre vão tomar café com verso e prosa. E em especial ao Café Empório que está comemorando 10 anos!















quinta-feira, 11 de junho de 2009

POESIA MATUTA


CAFÉ em VERSO & PROSA apresenta:

POESIA MATUTA

Com SUZY LOPES & THALYTA LIMA

Participações Especiais:
CELY FARIAS, DANIEL PORPINO, MARCOS PINTO, MIRA MAYA, RÔMULO ALISSON, THARDELLY LIMA e mais quem vier!

Decore sua poesia, verso, prosa ou cordel e não fique em casa comendo milho. Oxe!

TERÇA-FEIRA dia 16 de JUNHO depois das 19:00

EMPÓRIO CAFÉ
Fone: (83) 3247-0110
Rua: Coração de Jesus, 201
Tambaú ( Por trás da Feirinha )

Quer mais? Liga então 83 8801-8533!

APÓIO:
SONY PRODUÇÕES (83) 8836-7119