segunda-feira, 16 de maio de 2011

SÉRGIO FANTINI lança livro no Café em Verso e Prosa



O escritor mineiro Sérgio Fantini lançará, neste mês de maio, o livro “SILAS”. O lançamento em João Pessoa, será dentro do projeto Café em Verso e Prosa, sarau organizado pela atriz Suzy Lopes que comemora seis anos acontecendo mensalmente no Empório Café na praia de Tambaú e terá a participação especial do Grupo Teatrália e Chico Limeira.

Sérgio lança seu livro em Belo Horizonte e sai em turnê nacional, passando por Salvador, Natal, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro e João Pessoa. Em nossa cidade o escritor será recepcionado para seu lançamento no Café em Verso e Prosa, o Grupo Teatrália com a performance “Ensaios Fotográficos” de Manoel de Barros, convidado pela atriz organizadora do evento que completou mês passado seis anos de atividade. “Vi esta possibilidade, quando conversando com Sérgio, ele me falou que Manoel de Barros estava na orelha de seu livro. Não pensei duas vezes e convidei o Grupo Teatrália, pois é intuito do projeto agregar mais valores em suas noites e proporcionar a integração entre artistas.” Acrescentou Suzy Lopes.

Sérgio Fantini nasceu em Belo Horizonte, onde reside. A partir de 1976, publicou zines e livros de poemas; realizou shows, exposições, recitais e performances. Tem textos nas seguintes antologias: Revista Literária da UFMG, Novos Contistas Mineiros (Mercado Aberto), Contos Jovens (Brasiliense), Belo Horizonte, a Cidade Escrita (ALMG/UFMG), Temporada de Poesia/Salto de Tigre (PBH), Miniantologia da minipoesia brasileira (PorOra), Geração 90, Manuscritos de Computador (Boitempo), Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século (Ateliê), Contos Cruéis (Geração), Quartas histórias, contos baseados em narrativas de Guimarães Rosa (Garamond), Cenas da favela – as melhores histórias da periferia brasileira (Geração/Ediouro), 35 maneiras de chegar a lugar nenhum (Bertrand Brasil), Capitu mandou flores - contos para Machado de Assis nos cem anos de sua morte (Geração), Pitanga (Lisboa, Portugal) e 90-00 - cuentos brasileños contemporáneos (Ediciones Copé, Peru). Publicou os livros Diz Xis, Cada Um Cada Um, Materiaes (Dubolso), Coleta Seletiva (Ciência do Acidente), A ponto de explodir e Camping Pop (Yiyi Jambo, Paraguai).

“Ensaios Fotográficos” marca a volta do Grupo de Encenações Poéticas Teatrália ao cenário cultural de João Pessoa-PB. Fundado pelas atrizes Dora Limeira, Sônia Sales e Suzy Lopes em 1999, o grupo vem sendo apoiado por amigos e companheiros da arte nesta retomada.

No palco estão os poetas, músicos e atores intérpretes: Ivo Limeira, Ana Valentim, Elba Góes, Nara Limeira, Matteo Ciacchi e Gustavo Limeira. Além destes, para a apresentação no sarau do Empório Café, o grupo contará com a participação especial do músico Chico Limeira. Todos amantes da poesia, transpondo para a cena as infinitas possibilidades de construção de imagens a partir da inspiração lírica.

O espetáculo debruça-se sobre a poesia de Manoel de Barros, poeta mato-grossense nascido em Cuiabá – MT, em 1916, cuja obra é feita de uma poesia simples e apaixonante. Fala do homem integrado à natureza, sem deixar de lado as relações sociais e as suas angústias frente às questões como fome, pobreza e exclusão social, por exemplo. O poeta Manoel é um homem enigmático, um homem que se desvela pelas palavras, mas preserva o mistério. Ou seja, como ele mesmo se define: “Me exibo através de ficar sob as cinzas. Sou sempre uma pose falsa tirada no escuro. Me exibo de costas. Eu faço o nada aparecer.”

Assim como o poeta, o espetáculo busca desvelar a nudez da alma, com suas divindades, sublimações e inquietudes. Assim, o Teatrália busca trazer um olhar sensível sobre as infinitas possibilidades de leitura dos poemas deste grande representante da boa poesia brasileira, Manoel de Barros.

Um comentário:

Cyelle Carmem disse...

Quando será o próximo sarau???