segunda-feira, 15 de novembro de 2010

FOTOGRAFANDO POESIAS PARA ENCERRAR 2010!


ENCERRANDO 2010 COM MUITA POESIA


O Projeto Café em Verso e Prosa encerra suas atividades de 2010 nesta terça-feira, 16 de novembro às 20:30. Como tem acontecido nos cinco anos de existência do projeto, o último sarau do ano é sempre uma retrospectiva de todos os poetas que passaram pelo palco do Empório Café ao longo do ano.

Em 2010 passaram pelo Café em Verso e Prosa as poesias de Alice Ruiz, Linaldo Guedes, Janice Japiassu, Zé Limeira e Manoel de Barros. Com participações especiais dos poetas Linaldo Guedes, Lau Siqueira, Antônio Mariano, Ed Porto e do também jornalista Carlos Aranha, dos atores Thardelly Lima e Daniel Porpino, das cantoras Érica Maria e Mira Maya. O grupo Teatrália também foi um dos convidados de 2010 e voltará nesta terça-feira para encerrar o ano junto com a atriz Suzy Lopes que é idealizadora, produtora e apresentadora do evento.

A participação do Tatrália na edição de setembro marcou a volta do grupo, do qual a atriz Suzy Lopes participou na sua fundação, por volta de 1999, junto com Dôra Limeira, Wilma Albuquerque, Sônia Sales e outros. O grupo renova-se com a participação de outros integrantes, porém com a mesma proposta de leituras poéticas em pequenas encenações. Várias gerações se encontram no palco e, uma das inovações do grupo é a atuação de músicos fazendo, ao vivo, as intervenções sonoras. Em sua formação atual está Suzy Lopes, Nara Limeira, Elba Góes, Carlos Araújo, Ivo Limeira e Matteo Ciacchi.

Este trabalho nasceu por provocação do fotografo Ricardo Peixoto, a partir de um convite para uma atuação poética em um evento da Agência Ensaio, o projeto Lambe-lambe deste ano. Daí brotou a idéia de retomar o grupo Teatrália, e, inevitavelmente, o pretexto da leitura do livro Ensaios Fotográficos, de Manoel de Barros. “O processo de montagem foi um deleite poético, viramos todos manoelitos. Criei o adjetivo para designar os componentes do grupo, fãs e leitores vorazes de Manoel de Barros”, conta Suzy Lopes.

O Teatrália é um laboratório poético: leitura, encantamento, performance, música, enfim. Toda a inquietação trazida pelas artes possa e deve desaguar no Teatrália. Por outro lado, o grupo alimenta-se desta inquietação para buscar na arte, o seu equilíbrio. Além disso, vale ressaltar que o grupo experimenta a novidade da intervenção musical, ao vivo. Assim farão a abertura da noite com a performance “Ensaios fotográficos” criada do livro com o mesmo título de Manoel de Barros. Então o microfone será entregue aos freqüentadores para recitarem poesias de sua autoria ou de seus poetas preferidos.

Outra atração da noite será realizada entre Suzy Lopes e Gustavo Limeira, com a poesia “diz, perdida” de autoria do próprio Gustavo. A atriz também apresentará “Xícara de Chá, Colher de Açúcar” de Valmir Neves que lhe deu os prêmios de Primeiro Lugar e Melhor Interprete no VI Poesia Encenada do Sesc este ano. “Fiquei muito feliz com o prêmio, pois é um reconhecimento do meu trabalho, além do mais tive a brilhante e sensível direção do ator Servílio Holanda.” conta Suzy Lopes que adianta também que será estendido o varal como em todas as edições, assim como as poesias pelas mesas.

O sarau ‘Café em verso e prosa’ acontece nesta terça-feira, 16 de novembro, às 20h30, no Empório Café, em Tambaú, por trás da Feirinha. A entrada é gratuita. Maiores informações 8801-8533. Não perca, pois será a última edição de 2010, agora volta apenas em março de 2011.

Nenhum comentário: