sábado, 17 de outubro de 2009

MÈNAGE A TROIS

.........................................................arte: Sandoval Fagundes
.
a próxima edição do sarau, recebeu esse nome justamente por homenagear e misturar três poetas, Renálide Carvalho, George Ardilles e Ikaro Maxx, os quais estão na nova geração de poetas da Paraíba.
.

RENÁLIDE CARVALHO

................................................................arte: Sandoval Fagundes
.
Renálide nasceu em Jacaraú, Paraíba. É estudante de letras na UFPB. Desenvolve pesquisa na área de literatura infantil e cultura popular. Publicou poemas no Correio das Artes e tem um blog na internet http://www.letricidade.blogspot.com/
Em setembro de 2008 foi a Salvador, conheceu o palhaço Amoroso e passou a se apresentar com ele nos sinais da cidade, faz teatro no Teatro Xisto Bahia, com a diretora Antonia Adorno, e à noite recitava e vendia os livros nos bares, um em especial, o Beco de Rosália, “ a vivência com a poesia todos os dias alargou meus horizontes e eu pude conviver com o leitor face a face, ouvir as impressões que tinham da minha poesia, experiência enriquecedora .”

GEORGE ARDILLES

................................................................arte: Sandoval Fagundes
.
George nasceu em Bom Jesus da Lapa – Bahia. É aluno Ciências Sociais na Universidade Federal da Paraíba. Seu primeiro livro “Poemas de meio-fio” é uma produção independente. “N poesia, eu descobri que posso travestir palavras, provocar sensações. Pois o universo de mundo está na poesia, ou nas caixas que os homens querem caber.” Sua poesia também está online :
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/georgeardilles

IKARO MAXX

..............................................................arte: Sandoval Fagundes
.
Ikaro nasceu em João Pessoa. Aos 14 anos começou escrever poesias. Participava de uma banda punk de garotos problemáticos chamada SUJEITOS. Tocou em vários outros projetos enquanto escrevia seu primeiro livro-sacola (Diário Infame de um Promissor Bêbado Preguiçoso & Aborrecido) durante vivências nos bares de João Pessoa, Campina Grande & Recife. Ao ingressar na Universidade no curso de Psicologia em 2003 detectou um doença que lhe revelou um dom de criação permanente. Decidiu cultivá-la explorando as ampliações da percepção provocada pela mesma a ter de tratá-la. Iniciou seu trabalho performático com grupo de teatro Vândalo, propondo um nomadismo esquizo, queimou sua cédula de identidade numa performance espontânea no Fenart 2004 como protesto pela repressão dos nomes & controles sobre os indivíduos. Largou o curso , a carreira como músico e passou a viajar pelo Brasil com os amigos propondo saques e situações poético-terroristas. José Nêumanne Pinto o chamou de “Augusto dos Anjos pós-moderno", Ademir Assunção disse que Ikaro é "uma mistura de Neal Cassidy com Arthur Rimbaud". Em 2006 teve três poemas publicados numa coletânea do portal Literatura Clandestina (Poemas Dispersos). Publicou Um Cristo Cuspido no Espelho do Século em 2007 via edital público (Coelção Novos Escritos), participou de uma nova antologia (Poemas de Mil Compassos) do portal Literatura Clandestina em 2009.
Seu blog: http://www.dionisioempedacos.blogspot.com/

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

E TOME MARIANO!!!

A homenagem ao poeta paraibano Antônio Mariano com Suzy Lopes. A atriz partiu do último livro do poeta "Guarda-chuvas Esquecidos" e fez sua performance rica de graça, talento e poesia, não só o dela, mas também do poeta homenageado que escreve de forma impar. Suzy entrou de forma emocionante cantando uma música de Dorival Cayme, fazendo uma pequena mudança, na música o poeta baiano fala Morena, e Suzy falou Mariano...e assim ela entrou no Empório com seu guarda-chuvas cheio de poesias e fitas..."Para te agradar ai Mariano eu trouxe poesia do mar..." Depois convidou o jornalista Astier Basilio para ler um texto em homenagem ao poeta da noite, e quem não poedria deixar de recitar era o próprio homenageado, que recitou e recitou bem! E como sempre Suzy comandou a noite muito bem. Muita gente interessante presente e todos recitaram de forma livre e natural.
AGRADECIMENTOS:
Antônio Mariano, Cyntia Dandara pelas fotos, filmagens e divulgação carinhosa, André Ricardo, Linaldo Guedes, Astier Basilio, Aos jornais locais, Lau Siqueira pelo release. Especialmente ao Empório Café e a Sony Produções. E a queridíssima Suzy Lopes que nos reserva todo seu carinho e talento!

E TOME MARIANO! Fotos: Ângela e Elex